BNews Agro

Codevasf conclui modernização de Centro Integrado de Recursos Pesqueiros de Xique-Xique

Divulgação/Codevasf
Bnews - Divulgação Divulgação/Codevasf

Publicado em 16/08/2021, às 20h42   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

 A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) concluiu as obras e os serviços de impermeabilização em 12 tanques escavados do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, no centro-norte da Bahia. 

A unidade é vinculada à 2ª Superintendência Regional da Companhia, que tem sede em Bom Jesus da Lapa. A iniciativa terá como consequência diminuição da perda de água e redução do consumo de energia.

As intervenções no Centro tiveram investimento de cerca de R$ 150 mil e incluíram a instalação de geomembrana lisa em PCV, com manta geotêxtil resistente a raios ultravioleta, de resistência química e atóxica. 

De acordo com o chefe do Centro de Xique-Xique, Antônio Nascimento, as intervenções aumentam a eficiência das ações e promovem economia e sustentabilidade. 

“Além da questão estrutural, a impermeabilização vai contribuir significativamente para manutenção da produção do Centro, que, no ano de 2020, alcançou cerca de 2,1 milhões de alevinos, distribuídos em cinco espécies, três nativas da bacia do rio São Francisco, que são curimatã, piau verdadeiro e pacamã, e duas não nativas, que são tambaqui e tilápia”, explicou ele.

O gerente de revitalização da 2ª Superintendência Regional da Codevasf, Edson Marques Júnior, afirmou que a modernização do centro viabiliza o atendimento de toda a demanda, que registrou alta. 

“A aquicultura vem em uma crescente, e a Codevasf entende a importância de continuar apoiando, não só com a distribuição de alevinos, mas também com o desenvolvimento de tecnologias e inovações no setor.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp