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CNA ministra curso de capacitação em inteligência comercial

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Primeiro módulo do curso virtual aconteceu nesta terça (17)   |   Bnews - Divulgação Divulgação/Secretaria de Educação do DF

Publicado em 17/08/2021, às 16h13   Redação BNews


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A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou nesta terça-feira (17), o curso virtual “Capacitação Inteligência Comercial – Como acessar informações relevantes para o mercado internacional”. A iniciativa é fruto de uma parceria dos Ministérios da Agricultura (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No primeiro módulo da capacitação será abordado “O agro brasileiro no mundo”, onde os participantes terão acesso as ferramentas que auxiliam e facilitam a busca por dados, informações e oportunidades no mercado internacional.

“Somos grandes exportadores de commodities agrícolas e de produtos que garantem a mesa de mais de 170 países ao redor do mundo”, disse o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Silveira Pereira, na abertura do evento. 

Para Gedeão, o país tem potencial para exportar outros produtos além das commodities, mas para isso precisa de expertise, know-how e conhecer os mercados de destino. “Já estamos treinando empresários rurais para que eles possam chegar livremente e com sucesso nesses mercados”, disse.

Já o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Orlando Leite Ribeiro, destacou que desde janeiro de 2019 o Brasil abriu mais de 150 novos mercados. “Essas aberturas são essenciais para diversificar e ampliar a pauta exportadora que está muito concentrada em alguns destinos e produtos. O esforço só faz sentido se for precedido de trabalho prévio de inteligência comercial, pois ela é fundamental para qualquer processo de prospecção de mercado”.

De acordo com o presidente da Embrapa, Celso Luiz Moretti, a busca pelo desenvolvimento sustentável representa um dos maiores desafios da humanidade. “É preciso produzir cada vez mais com tecnologias sustentáveis de manejo de solo, de água e biodiversidade, reduzindo os impactos ao meio ambiente. Somos os maiores exportadores de soja, café, açúcar, suco de laranja, carne bovina, etanol de cana e frango e os avanços ao longo dos anos foram baseados em ciência e é essa ciência que seguirá impulsionado o agro no futuro”.

Durante o evento, o presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana, disse que a inteligência de mercado é a base fundamental do esforço da Agência e uma das diretrizes estratégicas da gestão. “Cada vez mais a informação precisa é subsídio imprescindível para o sucesso das empresas no cenário do comércio e investimentos globais. Em um ambiente de rápidas mudanças e pouca previsibilidade, a exemplo do que enfrentamos em decorrência da pandemia, supor de dados que subsidiam as estratégias e possibilitem rápidas adaptações aos cenários é ainda mais relevante”.

Por fim, o diretor do Departamento de Promoção do Agronegócio do MRE, Alexandre Ghisleni, disse que o curso surge em um momento oportuno e assume alta importância para o agro brasileiro. “Temos de aproveitar as circunstâncias favoráveis e consolidar a presença do Brasil no mercado internacional. Usar o período da pandemia para estudar e conhecer os mercados de destino, saber quais expectativas dos importadores, preferência dos consumidores e como podemos atender isso”.

A capacitação foi conduzida pela coordenadora de Inteligência Comercial da CNA, Sueme Mori, e contou com as palestras do coordenador-geral de Estatística e Análise Comercial do Mapa, Gustavo Cupertino Domingues, e do diretor do Departamento de Temas Técnicos, Sanitários e Fitossanitários do Mapa, Leandro Diamantino Feijó.

O evento continuará nos dias 24 e 31 de agosto, com os temas “Identificação de oportunidades comerciais” e “Conhecendo a concorrência internacional”, respectivamente. Os inscritos que assistirem dois dos três módulos da capacitação receberão certificado de participação.

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