BNews Agro

Produtores de Santo Sé geram renda com criação de caprinos e ovinos

Divulgação
São beneficiadas diretamente 35 famílias ligadas à Associação dos Moradores de Brejo da Brasida   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/08/2021, às 16h56   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Famílias de produtores da comunidade Brejo da Brasida, em Santo Sé, a cerca de 690 Km de Salvador, estão melhorando a renda por meio da criação de caprinos e ovinos. Com investimentos, houve aumento e melhoramento do rebanho e, com isso, o acesso ao mercado virou realidade. 

O projeto Bahia Produtiva, do governo do Estado, investiu R$571,3 mil na ovinocaprinocultura da localidade. De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o recurso foi aplicado em reprodutores ovinos, reprodutores caprinos, máquinas e equipamentos e mudas de palma, destinadas à implantação de reserva estratégica de alimentos. 

São beneficiadas diretamente 35 famílias ligadas à Associação dos Moradores de Brejo da Brasida, que contam também com a assistência técnica de um Assistente Comunitário Rural (ACR), que presta assessoria às famílias. 

“Estamos ampliando a nossa produção e comercializando tanto a carne quanto a leite. Nossa meta é passar a ser um distribuidor de reprodutores, procurar as melhores matrizes e fazer um melhor rebanho”, disse o presidente da associação, Manoel de Almeida. 

“A gente criava, mas nem sei dizer quantos animais tínhamos. Hoje, temos uma visão bem diferente da nossa criação. Temos 3.607 cabeças, sendo que 334 nasceram nos últimos três meses. São animais melhorados, com maior produção de leite e carcaça para venda”, completa.  

Os animais da comunidade de Brejo da Brasida são vendidos para os municípios de Jussara, Sento Sé e Juazeiro. Já o leite é comercializado na região para consumo in natura e aproveitamento para doces e queijo. 

Leia também:

Agronegócio da Bahia bate recordes e se destaca na economia em meio à pandemia

Cavalos que participam da produção do soro anti-Covid comem melaço e escutam música para diminuir o estresse

Portaria estabelece critérios para a Certificação Voluntária dos produtos de origem vegetal; veja detalhes

Vale do São Francisco e Médio São Francisco podem receber vinícolas catarinenses

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp