BNews Agro

Agricultura realiza videoconferência para avaliar seguros agrícolas para frutas no próximo dia 17

Reprodução/Thiago Gomes/ Agência Pará
Interessados em participar podem participar, pela plataforma Teams, na data e horário indicados pela pasta   |   Bnews - Divulgação Reprodução/Thiago Gomes/ Agência Pará

Publicado em 04/09/2021, às 18h20   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Agricultura realiza no próximo dia 17 de setembro (sexta-feira), às 15h, uma videoconferência do projeto Monitor do Seguro Rural dedicada ao terceiro grupo de frutas - abacate, caju, figo, goiaba, graviola, lima, limão, maçã, manga, melão, morango e uva. 

Segundo a pasta, a ocasião tem por objetivo avaliar e propor aperfeiçoamentos nos produtos e serviços oferecidos pelas seguradoras - que estudam aprimorar os seguros com coberturas mais aderentes às necessidades dos produtores. 

Os interessados em participar podem acessar o link da plataforma Teams na data e horário indicados.

O trabalho, coordenado pelo Departamento de Gestão de Riscos do ministério, terá a participação de produtores com o apoio das entidades representativas do setor, cooperativas, associações, revendas de insumos, companhias seguradoras, empresas resseguradoras, corretores, peritos e instituições financeiras. 

No caso desse terceiro grupo de frutas que está sendo avaliado, o seguro rural teve 10.841 apólices subvencionadas pelo Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) no último ano. 

A uva foi o principal destaque do período, representando cerca de 83% do total de apólices deste grupo, seguida pela maçã.

O secretário de Política Agrícola, Guilherme Bastos, afirma que, depois dos grãos, o seguro agrícola de frutas é o que mais tem crescido nos últimos anos no Brasil. Segundo ele, estes são produtores que têm uma "percepção de risco climático", contornados por instrumentos como a contratação de seguros. 

"O evento será uma oportunidade de os produtores e técnicos dialogarem com as seguradoras para compreender o desenho dos produtos de seguro agrícola que estão disponíveis no mercado”, avalia Bastos. 

Para 2022, os produtores de frutas poderão contratar o seguro rural com subvenção federal de 40%, independente do produto. O seguro rural referente às frutas - dependendo do produto e seguradora - protege pomares da desvalorização dos frutos e de perda de produção.

As condições de contratação podem variar de acordo com os riscos - geada, granizo, tromba d’água, ventos fortes, ventos frios, chuva excessiva, seca, variação excessiva de temperatura etc. 

Leia também

Exportação de carne bovina para China é suspensa após Agricultura confirmar caso de "vaca louca" em frigorífico de BH

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp