BNews Agro

Novas soluções financeiras são apresentadas para auxiliar a agricultura familiar baiana

Divulgação
Entre as soluções apresentadas estão capital de giro, antecipação de recebíveis, emissão e gestão de boletos bancários, entre outros   |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 16/10/2021, às 06h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Agricultores familiares da Bahia contam a partir de agora com novas soluções financeiras, lançadas na última quarta-feira (13), durante workshop realizado em Feira de Santana, a cerca de 100 Km de Salvador. Entre as soluções apresentadas estão: capital de giro, antecipação de recebíveis, emissão e gestão de boletos bancários, entre outros, e atenderão associações e cooperativas apoiadas pelo projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva.

Entre as linhas apresentadas está o Coopergiro, que atenderá as cooperativas de produção para custear os processos de beneficiamento de produção como aquisição de matéria prima, adiantamento para os cooperados, estocagem, etc. A taxa de juros será de 1,5% ao mês, com prazo de 12 meses, com até 03 meses de carência.

Está sendo destinado R$ 1,5 milhão da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O recurso visa apoiar a implementação do Coopergiro, para que este possa chegar às cooperativas. Segundo a pasta, e evento é uma iniciativa da SDR/CAR, em parceria com a Associação das Cooperativas de Apoio à Economia Familiar (Ascoob/Cresol) e o Conselho Gestor do Fundo Rotativo (Cogefur) e conta com o apoio do Instituto Conexões Sustentáveis (Conexus).

Leia também: 

Seca reduz expectativa de crescimento do PIB da agropecuária em 2021, afirma Ipea

Produção de alimentos em 2021 criou 92% mais novos postos de trabalho que 2020; Nordeste lidera

Na visão do diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, a iniciativa partiu das próprias cooperativas, que têm dificuldade com capital de giro. "As cooperativas e associações necessitam desses recursos para crescerem e ao se fortalecerem, precisam estar mais presentes no mercado e, pra isso, o capital de giro é essencial. Para ajudar nesse processo, intensificamos as discussões, afinamos os instrumentos e estamos aqui hoje para apresentar e celebrar o resultado desse trabalho feito a muitas mãos e formalizar esses instrumentos que vão ajudar no desenvolvimento dessas organizações produtivas", disse.

Tamires Ferreira, representante da Ascoob/Cresol falou sobre a parceria. "Estamos felizes de estar aqui podendo trazer essas soluções financeiras para as cooperativas de produção. O cooperativismo de crédito tem a missão de levar o desenvolvimento sustentável e a geração de renda para as comunidades. Estamos aqui pra isso, pra fazer com que as estruturas rodem e levem o que a gente almeja para agricultores, que é a renda".

Para a representante da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Hilda Mercês, o sentimento é de gratidão. "Estamos celebrando esse serviço que vai beneficiar diretamente os agricultores. É mais um avanço, uma conquista do cooperativismo da Bahia.  Esse novo recurso vai facilitar a vida dos nossos trabalhadores rurais e é mais um apoio da SDR/CAR para o desenvolvimento da agricultura familiar, para as mãos que alimentam a nação".

Matérias relacionadas: 

MST ocupa e picha sede do agronegócio em Brasília

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp