BNews Agro

BNews COP26: Governo brasileiro apresentará plataforma digital para pagamento por preservação de floresta

Reprodução/Lincoln Siebra/MRE
O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, explicou que a ação integra o programa Floresta+, com o objetivo de remunerar proprietários de terras que preservam áreas nativas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Lincoln Siebra/MRE

Publicado em 07/11/2021, às 09h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, adiantou que o Brasil apresentará uma plataforma de pagamento digital por serviços ambientais na próxima semana, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), em Glasgow. O evento acontece na Escócia até a próxima sexta-feira (12). 

De acordo com informações do jornal O Globo, durante debate sobre o programa de crescimento verde do governo, na última sexta-feira (5), Leite explicou que a ação integra o programa Floresta+, com o objetivo de remunerar proprietários de terras que preservam áreas nativas. 

"Vamos anunciar a plataforma de um programa chamado Floresta+, de pagamento por serviços ambientais. E quem vai fazer o digital é o governo federal, sob o comando da Economia", disse. 
Também segundo a publicação, o anúncio será feito por Leite e Caio Mário Paes de Andrade, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Para Andrade, o anúncio representa uma guinada no entendimento de como ampliar a preservação no Brasil. Ele avalia que antes o País apostava na punição, com aplicação de multas. "Estamos dando uma guinada nisso e vamos olhar para incentivos. Queremos incentivar para que uma floresta, uma árvore de pé tem que valer mais do que uma árvore no chão", disse.

O ministro Leite defendeu o Floresta+, argumentando que o produto da floresta precisa remunerar quem cuida dela. O ministro da Economia, Paulo Guedes, que também participou do debate, opinou que a preservação da floresta também passa pela identificação da vocação da região e também pelo estímulo da criação do mercado de carbono.

"Precisamos realmente estimular a criação do mercado de carbono, que vai ser a chave para o pagamento dos serviços ambientais, da preservação do estoque de recursos naturais. É daí que vamos realmente receber o estímulo necessário pra preservação das nossas riquezas", declarou.

Leia Também

Pai do filho de Marília revela último pedido da cantora e mostra momentos íntimos; veja fotos e vídeos

Decisão de Rosa Weber de suspender ‘emendas de relator’ divide ministros do STF

Caderno com composições inéditas de Marília Mendonça é encontrado em aeronave, afirma advogado

Para Doria, conflitos internos decorrentes das prévias do PSDB fazem 'parte do jogo'

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp