BNews Agro

BNews Cop26: Rascunho de acordo foca em limitar aquecimento global a 1,5ºC

Divulgação/UNFCCC
A prévia do documento conclusivo chega a dois dias do fim da cúpula de Glasgow  |   Bnews - Divulgação Divulgação/UNFCCC

Publicado em 10/11/2021, às 10h44   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A agência climática das Nações Unidas publicou nesta quarta-feira (10) um rascunho do Acordo de Glasgow da COP26 que inclui o reconhecimento de que o mundo deveria ter como objetivo limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius, o que pode ser o primeiro passo para obrigar os países a fazerem promessas mais ambiciosas de reduzir as emissões de gases de efeito estufa nesta década.

A prévia do documento conclusivo chega a dois dias do fim da cúpula de Glasgow e servirá de base para os negociadores dos quase 200 Estados participantes tentarem um acordo que evite o fracasso da conferência. O consenso de todas as nações é necessário para o texto final e, se acordado, o texto seria o primeiro forte reconhecimento de que 1,5 grau Celsius é o limite que o mundo deve almejar.

A linha mais notável é que o projeto insta os signatários a apresentarem, até o final de 2022, novas metas de redução de emissões para a próxima década, que os cientistas dizem ser crucial se o mundo deseja ter alguma chance de manter o aquecimento abaixo de 2ºC ou mais próximo a 1,5ºC.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp