BNews Agro

Agricultor vê poder de compra de fertilizantes crescer em junho

Reprodução/Freepik
O Índice de Poder de Compra é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Freepik

Publicado em 12/07/2023, às 17h16   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

A Mosaic Fertilizantes divulgou, nesta quarta-feira (12), o Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) do mês de junho, que apresentou um aumento de 12%, atingindo o valor de 0,87, em comparação com 0,99 registrado em maio. Essa pontuação iguala a registrada em março de 2021 e representa o valor mais baixo alcançado em 2023.

Esse cenário favorável beneficia os agricultores, proporcionando uma relação de troca favorável. Durante esse período, os preços dos fertilizantes apresentaram uma queda média de 14% em relação a maio.

A melhora no IPCF de junho também é resultado da redução nos preços das commodities (-0,2%), impulsionada principalmente pela queda no preço do milho (cerca de 4%), que superou os aumentos observados na soja, algodão e cana-de-açúcar.

A queda nos preços é resultado das expectativas de alta produtividade na safra de milho de safrinha no Brasil e das condições favoráveis da safra americana, conforme anunciado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

É importante, a partir de agora, que os produtores se planejem para adquirir seus insumos antecipadamente, garantindo o plantio dentro do período ideal.

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e representa a relação entre os preços dos fertilizantes e as commodities agrícolas. A metodologia compara os valores em relação à base de 2017, indicando que quanto menor for a relação, mais favorável é o índice e melhor é a relação de troca.

O cálculo do índice leva em consideração as principais culturas brasileiras, como soja, milho, açúcar, etanol e algodão. Os preços dos fertilizantes no porto brasileiro são calculados com base nos dados fornecidos pela CRU, uma empresa de consultoria internacional.

Já os preços das commodities são apurados com base na média do mercado brasileiro em dólares, utilizando informações divulgadas pelo Cepea.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp