BNews Agro

Agronegócio brasileiro deve se destacar após acordo entre Mercosul e União Europeia; saiba como

Divulgação / Freepik
Setor do agronegócio deve ser um dos mais beneficiados no Brasil após negociações  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 10/12/2024, às 11h11 - Atualizado às 11h40   Publicado por Vagner Ferreira



Com o acordo entre o Mercosul e a União Europeia(UE), o setor do agronegócio deve ser um dos mais impactados positivamente no Brasil. Isso porque diversos produtos deverão se beneficiar com as políticas de livre comércio, conforme informações do portal Globo Rural. 

Desta forma, os itens devem ser exportados para a Europa, livre de cotas, impostos e tarifas. Os que mais devem se destacar são: o café, as carnes e algumas frutas, como abacate, limão, melão, uva de mesa e maçã. 

Em relação às carnes, as negociações chegaram a um valor de cota adicional de 99 mil toneladas, que é equivalente à carcaça animal, até atingir a tarifa total de 7,5%, prevista para cinco anos. 

A Cota Hilton, de cortes bovinos nobres, passará a contar com 20% da alíquota zerada. O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, acredita que o Brasil terá papel importante nessa produção e deve ocupar a maior parte dessas cotas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp