BNews Agro
Publicado em 13/12/2024, às 05h30 Publicado por Vagner Ferreira
Um dos setores que mais produziu pesquisas acadêmicas no Brasil foi o de agricultura, conforme relatório da editora Elsevier e da agência de notícias Bori.
De acordo com informações do jornal O Globo, os pesquisadores brasileiros publicaram, entre 2019 e 2023, 65,9 mil artigos científicos relacionados a tarefas feitas no campo das ciências agrárias.
O número foi menor do que o de ciências médicas, que contou com pouco mais de 135 mil artigos, durante o mesmo período analisado. Em relação a ciências da natureza, foram publicados 206,1 mil artigos. No geral, foram contabilizados 376,2 mil artigos com autores no Brasil. A taxa cresceu de 3,5% ao ano e o país se configurou como um dos que mais possuem volume de produção científica.
No âmbito mundial, as publicações científicas tiveram queda durante o período, sobretudo na pandemia da covid-19, que chegou a ter, inclusive, corte de gastos em algumas localidades. Em via de regra, o índice de diminuição foi de 7,2% entre 2022 e 2023, totalizando 69,6 mil.
Apesar da queda, o Brasil permaneceu, em 2023, em 14º lugar no mundo em termos de produção científica”, diz relatório.
Alguns termos dominaram as pesquisas científicas na produção agro. São elas:
Agricultura regenerativa:
Busca conservação e reabilitação dos sistemas alimentares e agrícolas. Assim, os produtores tendem a trazer regeneração do solo, aumentando a biodiversidade, melhorando o ciclo da água e aprimorando os serviços ambientais.
ILPF
Integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) une atividades agrícolas, pecuárias e florestais, com produção consorciada, em sucessão ou rotação de atividades.
Baixo Carbono
São iniciativas, técnicas e políticas para diminuir a emissão de gases de efeito estufa na atividade agropecuária.
Bioinsumos
Utilizado para combater pragas e doenças, além de melhorar o desenvolvimento de plantas.
Inteligência artificial
Utilizada para atuar em tarefas que seriam utilizadas por grande parte dos seres humanos ou que incluam dados em escala maior, além de melhorar a exposição de quantidades de informações, identificando padrões e relações.
Transgênico
Um organismo vivo modificado geneticamente. Dependendo go gene, uma planta ser mais nutritiva ou mais resistente à seca, pragas ou agrotóxicos.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Imperdível
Smartwatch barato
Limpeza inteligente
copa chegando