BNews Agro

Agronegócio pode ter crescimento menor em 2023; veja os motivos

Freepik / @ aleksandarlittlewolf
As perspectivas para 2023 são Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA)  |   Bnews - Divulgação Freepik / @ aleksandarlittlewolf

Publicado em 07/12/2022, às 18h17   Cadastrada por Letícia Rastelly


FacebookTwitterWhatsApp

O agronegócio brasileiro deve ter, em 2023, um aumento de custos e lucro menor. Essa perspectiva é da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), que divulgou, nesta quarta-feira (07) o balanço do ano. De acordo com a entidade, o PIB do agronegócio terá avanço de no máximo 2,5% no próximo ano, mas pode chegar até mesmo a uma variação zero.

No quesito doméstico, a CNA acredita que as incertezas sobre a condução da política fiscal devem impactar os custos referentes aos tributos. A taxa Selic deve se manter elevada.

Quando se trata do cenário externo, as previsões de desaceleração do Produto Interno Bruto (PIB) mundial podem influenciar o comportamento das exportações brasileiras do agro no próximo ano.

Pode haver uma queda em parceiros comerciais do Brasil, como China, Estados Unidos e União Europeia.

A estimativa para a safra de grãos 2022/2023 é de um aumento de 15,5% (ou 42 milhões de toneladas) em relação à safra 2021/2022, atingindo 313 milhões de toneladas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp