BNews Agro

Alta valorização do mineral é destaque na edição do EXPOSIBRAM 2023

Divulgação
Foi revelado ainda que a Bahia é o único estado a produzir níquel sulfetado  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 29/08/2023, às 21h44   Cadastrado por Catarina Alcantara


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Henrique Carballal, foi destaque durante uma apresentação para empresários e autoridades da mineração, na Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), nesta terça-feira (29), um dos mais relevantes eventos de mineração da América Latina, que está acontecendo em Belém (PA), entre os dias 28 e 31 de agosto.

O tema levantado pelo dirigente da estatal foi “Bahia: A bola da vez da mineração, o papel da CBPM e os minerais estratégicos”. Ao lado do diretor técnico da CBPM, Manoel Barretto e do chefe de gabinete da estatal, Carlos Borel foram abordados o crescimento do setor mineral na Bahia e o consequente desenvolvimento econômico.

Foram levantados assuntos relevantes, envolvendo a nova província mineral da Bahia e as expectativas da área que envolve minérios de níquel-cobre-cobalto, ferro-titânio-vanádio e de fosfato e o estado ser o único estado a produzir níquel sulfetado. 

“Neste momento de mudança, da transição energética, em função do apelo proveniente das alterações climáticas, é fundamental que todos compreendam a importância que a mineração terá. A Bahia será a bola da vez, pois é um estado importantíssimo neste contexto, devido às suas características geológicas, que serão fundamentais neste processo. A Bahia ocupa o terceiro lugar entre os estados brasileiro na produção mineral, mas possui a maior multiplicidade destes minerais estratégicos no Brasil”, ressaltou. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp