BNews Agro

Aplicativo Monitora Oeste passa a divulgar informações sobre bicudo-do-algodoeiro

Reprodução/Youtube
A tecnologia é fruto de uma parceria entre a Embrapa e a Abapa  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 20/09/2022, às 18h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O aplicativo Monitora Oeste, lançado no unício deste ano, tinha a ramulária e a ferrugem da soja como os principais alvos, mas agora o software vai receber e divulgar informações sobre a ocorrência da mais perniciosa praga da cotonicultura, o bicudo-do-algodoeiro, nas lavouras do cerrado da Bahia. A tecnologia é fruto de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), e tem se mostrado estratégica para a produção dessas commodities no estado.

De acordo com a Abapa, essa nova funcionalidade do Monitora Oeste, terá a gestão da informação restrita aos técnicos do Programa Fitossanitário da Abapa, que registrarão dos dados aferidos nas 548 armadilhas para o inseto, dispostas nos núcleos definidos pelo programa, e adicionarão ocorrências nas lavouras, durante a safra.

Segundo a associação, produtores e demais usuários do aplicativo receberão os dados de monitoramento constantemente, e, no caso da ferrugem e da ramulária, terão acesso não apenas às informações compartilhadas, como poderão reportar ocorrências. Esses acessos e “inputs” são administrados pela equipe do Programa Fito da Abapa.

O pesquisador da Embrapa Territorial, Julio Bogiani disse que os dados disponíveis serão os registrados nas armadilhas. Na sequência serão adicionadas as informações de ocorrência na região, nos trabalhos de monitoramento da praga.

“Esta evolução do aplicativo mostra o fortalecimento da parceria e a constante busca por levar o conhecimento ao produtor, para melhorar as tecnologias que possuímos e buscar novas soluções tecnológicas para um agro forte”, disse Bogiani.

Para o coordenador do Programa Fito, Antonio Carlos Araújo, “a nova funcionalidade vem como uma ferramenta a mais, para potencializar a nossa incansável batalha contra o bicudo do algodoeiro, que possui diversas frentes. A mensagem que está implícita em cada uma das estratégias é que, contra o bicudo, é preciso haver trabalho conjunto. Todos os produtores, técnicos, gestores, cientistas, transportadores de cargas, dentre outros, precisam estar engajados num mesmo objetivo, como um time. O time de fibra contra o bicudo”, concluiu.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp