BNews Agro

Atividades rurais superam empregos do pré-pandemia; confira números

Reprodução/Pixabay
A população ocupada em relação às atividades rurais chegou a 9 milhões  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Pixabay

Publicado em 02/01/2022, às 09h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

As atividades ligadas ao campo superaram o nível de empregos do pré-pandemia, levando em consideração vagas formais e informais. É o que aponta dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo.

No terceiro trimestre de 2021, a população ocupada na agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura chegou a 9 milhões, um avanço de 574 mil postos frente ao terceiro trimestre de 2019 (8,5 milhões), antes da crise sanitária.

O crescimento de 6,8% é o maior na lista de dez atividades analisadas pelo IBGE. Os dados integram a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

Fora as atividades relacionadas ao campo, apenas o setor de construção e o ramo de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas tiveram aumento da população ocupada no mesmo período. As altas foram de 2,5% e 2,9%, respectivamente —resultados inferiores aos registrados no campo.

Leia também: Orçamento para Agricultura em 2022 será superior a R$ 15 bilhões

Brasil bate recorde em registros de agrotóxicos em 2021

Agro mais jovem

O agronegócio brasileiro também está ficando mais jovem e escolarizado, de acordo com levantamento da consultoria IDados, a partir da pesquisa do IBGE. O total de trabalhadores rurais com até 29 anos é o mais alto desde 2015. No terceiro trimestre de 2021, eles eram 2,2 milhões.

Em número de trabalhadores, segundo a reportagem, o grupo ainda é menor do que o das demais faixas etárias, mas foi o que mais cresceu na comparação com antes da pandemia, com aumento de 16% em relação ao início de 2019.

De acordo com o levantamento, apesar de ainda serem minoria, os trabalhadores rurais com ensino superior incompleto ou mais dobraram nos últimos nove anos, em patamar recorde. Eles eram 189,8 mil no terceiro trimestre de 2012. No mesmo período de 2021, já somavam 389,8 mil, ainda de acordo com os dados do IBGE.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp