BNews Agro

Brasil bate recorde em registros de agrotóxicos em 2021

Arquivo/ Agência Brasil
O Ministério da Agricultura publicou o registro de 51 novos agrotóxicos formulados  |   Bnews - Divulgação Arquivo/ Agência Brasil

Publicado em 01/01/2022, às 13h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Agricultura publicou, na sexta-feira (31), o registro de 51 novos agrotóxicos formulados, produtos que irão para as prateleiras para serem vendidos aos agricultores. Com mais essa leva, a pasta encerrou o ano de 2021 com um novo recorde de defensivos registrados.

Segundo o Valor Econômico, foram 550 agrotóxicos em 2021 contra 493 em 2020. Muitos dos defensivos são genéricos e outros técnicos, de uso da indústria para formulações de outros agrotóxicos.

Na lista divulgada agora pelo governo, 15 produtos são de baixo impacto, pois são à base de base de agentes biológicos ou microbiológicos e extratos vegetais para o controle de pragas e doenças na agricultura.

O Ministério também registrou 25 produtos químicos considerados “clones”, produzidos com moléculas que foram autorizadas anteriormente e já estão em uso no campo hoje.

Alguns dos produtos registrados na sexta contêm mais de um ingrediente ativo e a maioria já está registrada em países como Estados Unidos e Austrália, ou na Europa, segundo o Ministério. Um dos defensivos é o herbicida à base de Oxatiapiprolina, única molécula inédita na lista. Ele é indicado para culturas como batata, tomate, alho, cebola, melancia, melão, pimentão e uva.

A coordenadora substituta de Agrotóxicos e Afins do ministério, Marina Dourado, disse que o registro pode tranquilizar o setor produtivo sobre uma possível falta de matéria-prima para a produção dos herbicidas que serão utilizados na próxima safra.

“Nossa preocupação era que o produtor não ficasse desassistido e com o registro da Oxatiapiprolina, ampliamos o leque de produtos para várias culturas, até mesmo aquelas com suporte fitossanitário insuficiente, também chamadas de minor crops”, destacou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp