Ciência

Pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana desenvolvem aplicativo para monitorar as chuvas

Divulgação
Tecnologia irá ajudar no planejamento de ações e prioridades na reconstrução e atendimento às vítimas das chuvas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 01/01/2022, às 11h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) desenvolveram, em tempo recorde, apenas três dias, um aplicativo de monitoramento, em tempo real, das águas. A iniciativa aconteceu em decorrência das fortes chuvas que caíram na Bahia nas últimas semanas.
A tecnologia, segundo o Acorda Cidade, irá ajudar no planejamento de ações e prioridades na reconstrução e atendimento às vítimas das enchentes, além de fornecer informações que irão ajudar no desenvolvimento de outras pesquisas ambientais. As informações estão disponíveis para toda a população.
A iniciativa de produzir uma solução tecnológica que pudesse apoiar as ações de defesa civil e dos gestores da Bahia, monitorando as chuvas e os reservatórios baianos surgiram no PPGM - Programa de Pós Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente da Uefs, que, com a ajuda da Start-up Geodatin, empresa de Geotecnologias criada por ex-estudantes do PPGM-Uefs envolvidos no Programa Mapbiomas, e atual parceira do PPGM em vários projetos.
O professor doutor Washington Rocha, que coordena o núcleo de pesquisa da PPGM ressalta a parceria e a agilidade da empresa em realizar o projeto. "A Geodatin idealizou o portal e o desenvolvimento dos seus códigos, tendo retornado em três dias com um sistema já operacional. A empresa, que mantém um Acordo de Cooperação Técnico Científica com o PPGM/Uefs, se encontra incubada no Parque Tecnológico da Bahia, na Áity Incubadora, sob a gestão da Agência de Inovação da Uneb".
O aplicativo  serve para monitorar os dados disponíveis no Portal da ANA - Agencia Nacional de Águas, referentes às chuvas e aos níveis de água nos reservatórios do estado, apontando, em tempo quase real, quando essas medidas atingem certos valores considerados críticos e que requerem maior atenção tanto das autoridades gestoras, quanto das lideranças locais. Há ainda um mapeamento das áreas potencialmente inundadas, a partir de dados de imagens de satélite, mostrando os locais que foram afetados pelas inundações.
Acompanhe as informações do aplicativo Monitor de Alertas Hidrológicos e de Reservatórios da Bahia. O link de acesso ao monitor é: https://monitor-aguas.geodatin.com/

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tagschuvas