BNews Agro

Bahia Farm Show: Conheça os projetos sociais realizados pelo Fundesis, da Aiba

Beatriz Araújo
Fundo de projetos sociais pertence ao Instituto Aiba, da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba)  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo

Publicado em 08/06/2023, às 11h57   Beatriz Araújo, direto de LEM


FacebookTwitterWhatsApp

A Bahia Farm Show, maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste, também é espaço para o social. O evento, que acontece no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado, até o próximo sábado (10), é realizado pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), à qual pertence o Fundo para o Desenvolvimento Integrável e Sustentável da Bahia (Fundesis), que atua com foco em responsabilidade social na região.

Em entrevista ao BNews, a coordenadora de Projetos Sociais do Fundesis, que é parte do Instituto Aiba, Aléssia Oliveira, falou sobre como funciona o fundo social. “O Fundesis ampara toda a região Oeste através de investimentos no social para instituições sem fins lucrativos, onde há 16 anos, o produtor rural, na hora do seu custeio da safra, quando vai ao Banco do Nordeste, ao Sicredi, que são nossos principais parceiros, ele deixa uma porcentagem que são revestidas em toda a região”, explica.

“Então, são quase R$ 12 milhões em investimento ao longo desses anos, são vidas transformadas, são pessoas que são amparadas pelo amor, pelo carinho que o produtor rural tem pelas instituições desse Oeste todos”, emendou Aléssia.

Ainda segundo a coordenadora, o Fundesis é um exemplo de que “o agro, além de se preocupar em plantar e alimentar pessoas, ele também ampara, cuida e se preocupa com essas pessoas”.

Assista:

Quem também conversou com a equipe do BNews foi a irmã Jadeíres, coordenadora pedagógica do Centro de Promoção Humana Eugênia Ravasco, uma das instituições assistidas pelo Fundesis.

“Lá nós assistimos 175 meninas de 6 a 17 anos. É um projeto socioeducativo de promoção da mulher. Atuamos lá em Barreiras há mais de 20 anos e, com o apoio da Aiba, já conseguimos empreender três projetos de construção. Nós tivemos o primeiro projeto, que foi a construção de uma sala de informática que foi toda equipada com o apoio do Fundesis, depois tivemos a construção do primeiro piso da ala direita, e o último foi a reforma de uma cozinha”, contou, sobre o apoio do Fundesis à instituição.

“Todo o apoio do Fundesis, da Aiba, foi de grande importância para o crescimento e a concretização das nossas atividades e das nossas propostas”, finalizou a representante do centro.

Confira:

A repórter das editorias Agro e ESG do BNews, Beatriz Araújo, está em LEM acompanhando o evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp