BNews Agro

Bahia Farm Show: Lula destaca importância do papel do Estado no Agronegócio durante abertura do evento

TV Brasil
Lula participou da abertura oficial da 17º edição da Bahia Farm Show  |   Bnews - Divulgação TV Brasil

Publicado em 06/06/2023, às 12h45 - Atualizado às 12h59   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participa da abertura da 7ª edição da Bahia Farm Show, principal feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste brasileiro, realizada em Luiz Eduardo Magalhães (BA), nesta terça-feira (6). 

No seu discurso de abertura, Lula fez questão de saudar a Bahia e relembrar da importância da Bahia em sua caminhada política. 

"A gente começa corrigindo um equívoco histórico. O Dom Pedro decretou a indepenência no dia 27 de abril de 1822, diz os livros de história que foi no Riacho Ypiranga, mas a verdade é que a independência brasileira aconteceu aqui na Bahia, no 2 de julho. Em alguma encarnação eu nascia na Bahia, porque o Carinho que tenho o povo baiano tem por mim e eu pelo povo baiano é algo que transcende. Se dependesse da Bahia eu seria presidente desde 1989.", disse. 

O presidente também reforçou o papel do governo federal no fortalecimento do agronegócio brasileiro. Segundo Lula, todos os setores econômicos precisam da parceria do Estado.  

"Quando deixei a presidência, o Brasil era a sexta economia do mundo. Hoje o Brasil é a 13ª economia do mundo. Tenho noção do retrocesso que esse páis nos últimos anos. Quem é do agronegócio sabe quanto foi o plano Safra no ano passado, talvez o pior de toda a história. Quem é da agricultura sabe o que aconteceu, vocês compravam essas máquinas pagando 2% ao ano e hoje paga quase 19% ao anos. E a gente entende que é obrigação do Estado ajudar, todo mundo precisa do governo. Se não é o Estado colocando o dinheiro, talvez o agronegócio poderia não estar onde está", disse o presidente. 

A repórter das editorias Agro e ESG do BNews, Beatriz Araújo, está em LEM acompanhando o evento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp