BNews Agro

Bahia inicia etapa de coletas de sorologia para diagnóstico da peste suína

Divulgação/Adab
Nesta primeira etapa, equipes dos Territórios de Irecê, Juazeiro, Semiárido Nordeste II e Itaparica atenderão a sorologia para Peste Suína  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Adab

Publicado em 18/04/2022, às 11h05   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) iniciou as coletas para sorologia e vigilância clínica de suínos. Nesta primeira etapa, equipes dos Territórios de Irecê, Juazeiro, Semiárido Nordeste II e Itaparica atenderão a sorologia para Peste Suína Clássica (PSC), com objetivo de certificar a ausência de circulação viral no estado e manter o status sanitário de Livre de PSC, com reconhecimento internacional.

A ação integra as atividades dentro do Plano Integrado de Vigilância de Doenças de Suínos, visando o fortalecimento da capacidade de atendimento do Serviço Veterinário Oficial do Estado na detecção precoce de casos de doenças que impactam economicamente a produção de suínos, a exemplo da PSC, Peste Suína Africana (PSA) e Síndrome Respiratória e Reprodutiva de Suínos (PRRS).

Matérias relacionadas:

Nos municípios de Irecê, São Gabriel, João Dourado, Gentio do Ouro, Jussara, Central, Canarana, Xique-Xique, Itaguaçu da Bahia, Ribeira do Pombal, Paulo Afonso, Chorrochó, Macururé, Abaré, Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Sento Sé, 40 propriedades foram visitadas. Em nove delas as equipes realizaram a vigilância clínica, com a coleta de 225 amostras.

“Estamos encaminhando todo material coletado para o laboratório oficial do Ministério da Agricultura. Na prática, estaremos unindo os elos da cadeia da defesa sanitária porque esse plano vai trabalhar com ações de campo, pesquisa e dados que apontarão os rumos das próximas atividades neste segmento”, destaca o coordenador do Programa de Sanidade dos Suínos e fiscal estadual agropecuário da Adab, Rui Leal.

No total, as equipes técnicas da Agência irão atuar em 123 municípios, 188 estabelecimentos, com uma projeção de duas mil amostras a serem analisadas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp