BNews Agro
Publicado em 21/12/2021, às 18h48 Redação BNews
A Bahia registrou, entre os meses de janeiro a novembro deste ano, 129.740 toneladas de cacau, o que representa 71,3% do total feito pelo Brasil. Os números foram divulgados pel Secretaria da Agricultura.
Nesta terça-feira (21), técnicos da pasta, acompanhados do titular, João Carlos Oliveira, se reuniram com o supervisor de agropecuária do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Augusto Barreto, para discutir sobre os números de algumas produções da Bahia, que, reclama a secretaria, não refletem a realidade quando confrontados com outros estados brasileiros.
A pasta argumenta que a produção de cacau do país entregue à indústria entre os meses de janeiro a novembro deste ano foi de 181.765 toneladas. Deste total, 129.740 toneladas são provenientes da Bahia, representando 71,37%. O Pará entregou 47.730 toneladas. No entanto, embora a representatividade do Pará seja 25,16% deste montante, há uma percepção equivocada, segundo a secretaria, de que o estado é o maior produtor de cacau.
Leia também: Setor produtivo lança diretrizes estratégicas da cadeia da cachaça até 2025
Município baiano tem o maior PIB agropecuário do Brasil; confira
IBGE nacional
O supervisor do IBGE, Augusto Barreto, afirmou que os dados da Bahia, fornecidos pelo órgão, são similares aos informados pela Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), “sendo necessário entender o que ocorre em outros estados, como está sendo feita esta tabulação”.
Durante a reunião, Oliveira destacou que levará esta demanda para o IBGE nacional, porque a mesma situação estaria ocorrendo em outras cadeias produtivas da agropecuária baiana a exemplo da manga, em Juazeiro, e do rebanho bovino.
Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!
Classificação Indicativa: Livre
Imperdível
Preço baixo
Super Lançamento
Limpeza inteligente
Lançamento com desconto