BNews Agro

Bahia tem o maior banco genético de cana-de-açúcar do Brasil com mais de 5 mil variedades

Reprodução/TV Globo
O maior banco genético de cana-de-açúcar do Brasil fica em Camamu  |   Bnews - Divulgação Reprodução/TV Globo

Publicado em 27/07/2022, às 18h27   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), localizado em Camamu, no baixo sul da Bahia, guarda um tesouro da biotecnologia e é considerado o maior banco genético de cana-de-açúcar do Brasil, com mais de 5 mil variedades catalogadas. No período que vai de maio até meados de julho, a unidade realiza cruzamentos genéticos, para gerar novas variedades com alto padrão de qualidade e produção. A estação tem 63 hectares e é cercada pela vegetação de Mata Atlântica.

Segundo reportagem do Globo Rural, o processo se inicia com uma avaliação das flores da cana, também chamados de flechas. Os exemplares escolhidos, os genitores, são usados nos cruzamentos.

De acordo com a reportagem, cada variedade de cana-de-açúcar dá origem a vários clones que são plantados em lotes. Os exemplares escolhidos são cortados e colocados em uma solução nutritiva pra garantir a continuidade das atividades fisiológicas da planta até o processo final de cruzamento.

"Esse é o coração do nosso banco hemoplasma, porque está localizado aqui em Camamu? Porque aqui é onde tem as condições climáticas adequadas para o florescimento da cana", diz Luciana Castellani, gerente de melhoramento genético.

Com o objetivo de proporcionar o maior número de cruzamentos, o centro desenvolveu técnicas capazes de controlar o processo de florescimento da cana de açúcar, um deles é induzir o florescimento e antecipar esse processo daquelas canas que são mais tardias e tem também o controle de luz no campo aberto.

Ainda de acordo com a reportagem, as sementes são embaladas e encaminhadas para outra unidade em Piracicaba (SP), lá elas são transformadas em mudas, que depois seguem para os polos de desenvolvimento genético em Araçatuba e Ribeirão Preto (SP) e Goiás.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp