BNews Agro

Produção agroindustrial brasileira volta a crescer em maio de 2022

Divulgação / Mauro Segura - Pixabay
índice PIMAgro caiu em relação ao mesmo período de 2021  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Mauro Segura - Pixabay

Publicado em 21/07/2022, às 15h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Após estagnação no início do segundo trimestre, o PIMAgro, índice do Centro de Estudos em Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (FGV Agro), que mede o ritmo de atuação nos diversos ramos que fazem parte do setor, retomou, em maio, a trajetória de alta que começou a ser ensaiada em novembro de 2021. O indicador subiu 1,5% em relação a abril de 2021 e 0,9% em relação a maio do ano passado.

"Mesmo assim, esse maior volume de produção em maio último não foi suficiente para que a produção nos primeiros cinco meses de 2022 superasse o resultado do mesmo período de 2021", destacou o FGV Agro. Nessa comparação, o índice recuou 0,6%.

O PIMAgro toma como base os dados mensais da Pesquisa Industrial (PIM-PF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e nas variações do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), taxas de câmbio e o Índice de confiança do Empresário da Indústria de Transformação (ICI) da FGV.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a alta de maio foi garantida por um incremento de 1,9% no grupo formado por produtos não-alimentícios, puxado por insumos (10,5%), têxteis (2,3%) e pelo ramo florestal (0,7%). No segmento de produtos alimentícios e bebidas, a variação interanual foi levemente negativa (0,1%), em decorrência sobretudo de uma queda de 9,2% na área de alimentos de origem vegetal.

A queda de 0,6% de janeiro a maio foi impulsionada pelo recuo de 2,1% no grupo dos produtos não-alimentícios, principalmente devido ao declínio nos setores de biocombustíveis (16,8%), têxteis (11,3%) e borracha (5,9%). Em alimentos e bebidas, o intervalo aumentou 0,8%.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp