BNews Agro

BNews ESG: Bahia adere plano para adaptação às mudanças climáticas na agropecuária

Freepik
Plano ABC+ Bahia será lançado durante a Bahia Farm Show 2024  |   Bnews - Divulgação Freepik
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 19/03/2024, às 17h34


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável da agropecuária baiana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), aderiu ao chamado Plano ABC+ Bahia, instituído pela Portaria nº 013/2024. O lançamento oficial do projeto está marcado para ocorrer durante a Bahia Farm Show, que será realizada entre os dias 11 e 15 de junho, no município de Luís Eduardo Magalhães, região Oeste do estado.

Agropecuária sustentável

Para o secretário estadual da Agricultura, Wallison Torres, mais conhecido como Tum, o plano representa um compromisso do Governo do Estado com a sustentabilidade. "Através desta portaria, estabelecemos metas ambiciosas para a recuperação de áreas degradadas, adoção de sistemas sustentáveis de produção e uso de tecnologias inovadoras. O Governo do Estado assume o compromisso com o futuro sustentável da agropecuária baiana, no combate aos efeitos das mudanças climáticas", elencou.

Também conhecido como “Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável, Plano de Agricultura de Baixo Carbono”, o Plano ABC+ é uma iniciativa estratégica do Governo do Estado em articulação com instituições do setor público e privado, sendo coordenada pela Seagri.

Produtores

Segundo o coordenador do Grupo Gestor Estadual do Plano, Thiago Guedes, o projeto visa enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas ao setor agropecuário. "O Plano Operacional do ABC+Bahia apresenta tecnologias para produção sustentável como a Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF), Sistema de Plantio Direto, Terminação Intensiva de Bovinos, recuperação de área degradadas, sistemas irrigados, biosinsumos, dentre outras tecnologias que trazem oportunidades de negócio para o produtor rural, aumentando a produtividade, reduzindo as perdas de produção, gerando empregos e melhorando a qualidade de vida no campo”, explicou o engenheiro agrônomo.

Por meio do Plano ABC+, os produtores baianos também poderão contar com um eixo de acesso a crédito e financiamentos, além de outras linhas de crédito destinadas à adoção e estímulo dos sistemas produtivos sustentáveis que promovam baixa emissão de carbono. "A partir da experiência da primeira fase do plano, entre 2010 e 2020, foi possível realizar atualizações e mensurar novas metas até 2030", completou Guedes.

Coordenação

O plano será gerido em território nacional pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Já na Bahia, um Grupo Gestor Estadual composto por diversas instituições parceiras que construíram o Plano ABC+ BA e será responsável pela gestão, monitoramento e execução do projeto.

Além da Seagri, também participam da coordenação e execução do plano a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado da Bahia (SFA/Mapa), a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), além de outras instituições.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp