BNews Agro

Pesquisadores apontam solução para diminuir emissão de metano dos bovinos

Reprodução/ Embrapa
Sistema de Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF) em áreas de pastagens permite que árvores absorvam o carbono  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Embrapa

Publicado em 28/05/2022, às 16h21   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, no cerrado mineiro, descobrem um meio de diminuir e até neutralizar a emissão de metano dos bovinos, um gás que causa prejuízos ao meio ambiente. A solução está na Integração Lavoura Pecuária Floresta (ILPF).

De acordo com a CNN, os cientistas apontaram a utilização de arvores, em diferentes modelos, nas áreas de pastagens, como a principal saída para conter os prejuízos ambientais causados pelo gás de efeito estufa. Essa alternativa permite que o gás carbono de fixe nos troncos da vegetação.

Leia mais:

Safra de laranja volta a crescer em SP e MG após dois anos ruins

MP que favorece a produção de fertilizantes é aprovada pelo Senado

Bahia Farm Show 2022 amplia espaço para pecuária com leilões com transmissão ao vivo

 “A simples utilização de poucas árvores de eucalipto em rede em uma pastagem já pode trazer esse benefício, disse o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Miguel Gontijo Neto.

Gontijo ressaltou ainda que a prática pode levar a agregação de valor de ganho ambiental na carne. O produtor pode, inclusive, ingressar no sistema de certificação de carne carbono neutro.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp