BNews Agro

BNews ESG: no Brasil, Atlas Agro recebe investimento de US$ 850 milhões

Divulgação / Pixabay
Investimento é destinado a fábrica de fertilizantes; saiba onde  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 05/08/2023, às 13h38 - Atualizado às 14h33   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Atlas Agro Holding AG, produtora de fertilizantes nitrogenados sem emissões de carbono ao meio ambiente, divulga um aporte milionário, no Brasil, com a instalação da primeira fábrica do segmento a partir do hidrogênio verde. A unidade, que será instalada em Uberaba (MG), contará com investimentos no valor total de US$ 850 milhões.

O subsídio financeiro integra uma relação de projetos que estão sendo desenvolvidos pela empresa para construção de fábricas de fertilizantes nitrogenados verdes em escala industrial, não somente nos Estados Unidos, mas também na América Latina, especialmente no Brasil.

Essas indústrias de fertilizantes irão usar hidrogênio verde no processo de produção, em lugar dos habituais e convencionais combustíveis fósseis, responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa.

De acordo com Petter Østbø, CEO da Atlas Agro, "o formato de negócios compreende a produção de fertilizantes nitrogenados a partir de geração de energia exclusivamente limpa e renovável, oferecendo um produto nacional, sustentável e competitivo aos produtores rurais da região, com redução significativa de produção e transporte de carbono”.

O objetivo desse investimento, no Brasil, é, segundo Østbø, acelerar a descarbonização de indústrias difíceis de abater.

O gestor ainda ressalta que “a aposta da companhia é se tornar a primeira referência na descarbonização da indústria de fertilizantes no Brasil, já que atualmente mais de 90% do fertilizante nitrogenado utilizado no país são importados de outros países, como Rússia, sendo todos eles produzidos a partir de fontes fósseis e poluentes”.

O CEO da Atlas Agro salienta que a planta da unidade brasileira terá uma matriz 100% limpa, proveniente de fontes renováveis (solar e eólica), para produção do hidrogênio verde, da amônia verde e dos fertilizantes nitrogenados com zero carbono.

A unidade fabril será capaz de produzir, a princípio, 500 mil toneladas anuais de fertilizantes.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp