BNews Agro

Boicote à carne: Abase repudia barreira comercial da Carrefour para proteína animal produzida no Brasil

Divulgação / Freepik
Abase repudia medida do Carrefour que impõe barreira comercial para carnes produzidas no país  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 26/11/2024, às 09h54 - Atualizado às 09h55



Após o segmento de aves e suínos se unir aos restaurantes, frigoríficos e produtores nacionais no contragolpe brasileiro ao boicote anunciado pelo Carrefour da França às carnes do Mercosul, a Associação Baiana de Supermercados (Abase) emitiu um comunicado repudiando a atitude que gerou uma crise econômica e diplomática no Brasil.

Segue o informe da Abase divulgado nesta terça-feira (26):

“POSICIONAMENTO ABASE

Associação Baiana de Supermercados repudia medida do grupo Atacadão que impõe barreira comercial para proteína animal produzida no Brasil

A Associação Baiana de Supermercados (ABASE) repudia e acompanha com preocupação o posicionamento do Carrefour - controladora também do grupo Atacadão - expresso pelo seu CEO global, Alexandre Bompard, ao estabelecer uma barreira para comercialização de carnes originadas no Brasil em seus supermercados na França. Esse tipo de medida, por parte de um grupo que atua fortemente no mercado brasileiro e baiano, é dotada de protecionismo exarcebado e fere os princípios do livre comércio, da sustentabilidade e cooperação nos níveis nacional e internacional.

A manutenção da medida tem reflexos em toda a cadeia produtiva e de comércio, representando uma ameaça à geração de empregos, dinamização da economia nos setores produtivos, além de gerar inflação. A Bahia, assim como todo o Brasil, possui um forte setor agropecuário, de larga escala, volume de produção e aprimoramento de padrões sanitários. Nosso estado é líder na região Nordeste e o sétimo maior estado produtor de bovinos do país. Diante desse quadro, a ABASE reforça a contraditória posição adotada pelo Carrefour e se solidariza ao setor da agroindústria baiana e brasileira diretamente afetado por essa medida”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp