BNews Agro

Brasil registra primeiro caso de gripe aviária em aves silvestres no Espírito Santo

Divulgação/CRMV-SP
Notificação da gripe aviária foi confirmada pelo Ministério da Agricultura  |   Bnews - Divulgação Divulgação/CRMV-SP
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 15/05/2023, às 18h44


FacebookTwitterWhatsApp

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), registrou nesta segunda-feira (15), dois casos do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade - H5N1, em duas aves silvestre no litoral do Espírito Santo.
As aves marinhas, da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando), foram resgatadas no município de Marataízes e outra no bairro Jardim Camburi, em Vitória, ambas no litoral do Espírito Santo.


O material para diagnóstico, foram colhidas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO) e enviadas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), unidade de referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA), que confirmou se tratar de Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP).


Vale ressaltar que a notificação da infecção pelo vírus da IAAP em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de IAAP e os demais países membros da OMSA não devem impor proibições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.


A influenza aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta, principalmente, aves silvestres e domésticas. Atualmente o mundo vivencia a maior pandemia de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e a maioria dos casos está relacionada ao contato de aves silvestres migratórias com aves de subsistência, de produção ou aves silvestres locais.


Infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária podem ser adquiridas, principalmente, por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). Deste modo, o MAPA ressalta que a população, ao avistar aves doentes, acione o serviço veterinário local ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet.


O Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Mapa já notificou a OMSA a respeito da detecção, bem como responderá aos questionamentos da sociedade, como usualmente o faz.


O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, declara estado de alerta para aumentar a mobilização do setor privado e de todo o serviço veterinário oficial para incrementar a preparação nacional, aumentando a vigilância sobre a pandemia de IAAP.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp