BNews Agro

Cacau orgânico muda vida de agricultores no Sul da Bahia

Divulgação
Melhorias foram alcançadas por agricultores do assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 06/07/2023, às 18h21   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

Agricultores do assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga, no Sul da Bahia, têm mudado de vida através da produção de amêndoas orgânicas. De acordo com o Globo Rural, a melhoria na renda está associada ao preço do cacau orgânico, que corresponde a mais que o dobro do cacau convencional.

A produção de cacau do assentamento é realizada por meio de sistemas agroflorestais. Do total, 70% é cultivado através do modelo cabruca, através do qual os pés de cacau são plantados à sombra das árvores nativas da Mata Atlântica, o que possibilita ao vegetal incidência de luz suficiente para produzir.

Já nos sistemas agroflorestais que não são no modelo cabruca, os agricultores da região cultivam pelo menos cinco culturas de ciclo curto, o que gera valor à área enquanto o cacau ainda não gera lucratividade.

O retorno positivo da produção da amêndoa orgânica é proveniente principalmente da construção de uma estrutura de beneficiamento do cacau, que ocorreu em 2018 e possibilitou aos agricultores da região tirar um empréstimo com prazo de três anos para construir uma estrutura propícia para o cultivo do cacau.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp