BNews Agro

Finanças privadas do agronegócio sinalizam trajetória ascendente no período de um ano

Divulgação / Pixabay
Última análise revela que reservas da Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) ultrapassaram os R$ 404 bilhões no mês de maio  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 05/07/2023, às 21h03   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Atualmente, a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é a principal fonte de recursos livres do crédito rural, com participação de cerca de 25% no funding do Plano Safra 2022/2023. Boletim de Finanças Privadas do Agro evidencia, em comparação ao mesmo período de 2022, que os quantitativos persistem em trajetória ascendente.

As reservas da LCA ultrapassaram os R$ 404 bilhões em maio deste ano, índice 62% superior ao ano passado. De acordo com Wilson Vaz de Araújo, diretor de Política de Financiamento ao Setor Agropecuário, “com o lançamento do Plano Safra 2023/2024 pelo governo federal, espera-se que esse título continue cumprindo o papel para o qual foi criado”.

Esse é o título com maior estoque registrado no Boletim de Finanças Privadas do Agro de junho, produzido pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O volume do saldo de LCA foi elevado de 35% para 50%, mas, segundo Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) nº 5.087 de 29/06/2023, necessita ser direcionado pelas instituições financeiras ao financiamento rural. Vale ressaltar que, dentre os recursos concernetes a esse índice, praticamente 50% precisam ser direcionados somente para operações de crédito rural.

Para acessar o Boletim e conhecer maiores detalhes sobre as Finanças Privadas do Agro basta acessar o link: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/politica-agricola/boletim-de-financas-privadas-do-agro

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp