BNews Agro

Seagri promove plantio de pomares de umbu na Bahia

Divulgação/Embrapa
Seagri continua investindo em estudos e parcerias para garantir o sucesso do cultivo do Umbu Gigante  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Embrapa

Publicado em 02/07/2023, às 11h52   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) busca promover o plantio e formação de pomares de umbu, planta típica do semiárido e da Caatinga, que tem grande presença na Bahia. Além disso, como parte dos esforços, a secretaria realizou uma doação de microspersores e sacolinhas para mudas e plantios na região de Vitória da Conquista.

Conduzido pelos engenheiros agrônomos Assis Pinheiro Filho e Marcelo Libório, o projeto tem como objetivo principal a preservação e multiplicação do Umbu Gigante, uma variedade geneticamente modificada que se destaca pelo seu tamanho maior em comparação ao umbu tradicional. Por meio de estudos e parcerias, os idealizadores buscam fomentar o cultivo dessa variedade em todo o estado, garantindo sua presença e esperança para o desenvolvimento sustentável da região.

A doação de microaspersores e sacolinhas para mudas e plantios é apenas uma das ações realizadas pela Seagri em sua missão de promover o crescimento do setor agrícola na Bahia. A iniciativa busca incentivar os agricultores e produtores locais a investirem no cultivo do Umbu Gigante, oferecendo suporte e recursos necessários para o estabelecimento de pomares produtivos.

Resultado de anos de pesquisa e melhoramento genético, o Umbu Gigante apresenta um potencial econômico promissor, além de possuir características adaptadas às condições do semiárido. Sua ampla utilização pode sustentar a economia local, gerar empregos e contribuir para a diversificação da agricultura na região.

A Seagri continua investindo em estudos e parcerias para garantir o sucesso do cultivo do Umbu Gigante. A expectativa é que, por meio dessas ações, a presença dessa variedade se expanda consideravelmente, trazendo benefícios não apenas para os produtores, mas também para a preservação do patrimônio natural da Bahia.

"O umbu é uma grande alternativa para o semiárido baiano. Eles (umbuzeiros) são árvores nativas dos semiárido e o Umbu Gigante se diferencia geneticamente do umbu comum pelo tamanho. Ele é maior na polpa e tem um caroço que é proporcional, mas que também é um pouco maior. Então você vai extrair mais fruto né, mais polpa, mas ele é uma modificação genética da natureza, não foi melhorado dentro de um laboratório. Então nós estamos catalogando esses pés de umbu gigante e colhendo material para fazer mudas", explica Assis Pinheiro, que além de engenheiro agrônomo é também diretor de Desenvolvimento da Agricultura da Seagri.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp