BNews Agro

Carnes do Mercosul voltam a ser criticadas por autoridades da França; saiba mais

Divulgação / Assembleia Nacional da França
Qualidade, produção e rastreabilidade das carnes do Mercosul foram questionadas por parlamentares da França  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Assembleia Nacional da França

Publicado em 27/11/2024, às 08h16 - Atualizado às 08h33   Publicado por Vagner Ferreira



Deputados franceses se reuniram nesta terça-feira (26), em sessão na Assembleia Nacional da França, e criticaram a qualidade da carne dos países que fazem parte do Mercosul, sobretudo do Brasil, conforme informações do portal Globo Rural. Além da qualidade, o processo de produção e de rastreabilidade também foram questionados pelos parlamentares. 

A reunião aconteceu após retratação do CEO do Carrefour, Alexandre Bonapard, por ter criticado às carnes do Mercosul. Ele enviou ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, uma carta com um pedido de desculpas. O grupo Carrefour também emitiu uma nota à imprensa, nesta terça-feira (26), lamentando o ocorrido.

A Comissão Europeia publicou uma auditoria em que informava que o Brasil não era capaz de garantir as normas sanitárias exigidas. Do Mercosul, apenas o Uruguai foi elencado como apropriado por contar com a rastreabilidade da exportação original da carne.

Os parlamentares ainda estiveram em uma votação simbólica para discutir sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que foi rejeitado pela maioria, tanto por partidos de esquerda quanto de direita.

O deputado Vincent Trébuchet (UDR) informou em discurso que os franceses vão ter "em seus pratos, carnes cheias de hormônios de crescimento, produzidas em países onde a rastreabilidade continua sendo um conceito vago". 

Trébuchet acrescentou: "A realidade é que nossos agricultores não querem morrer e nossos pratos não são latas de lixo".

Para a deputada Helene Laporte, do grupo de extrema direita Rassemblement National, os brasileiros utilizam antibióticos nos animais, algo proibido pela União Europeia desde 2006, e o Mercosul utiliza produtos cancerígenos nas carnes que são exportadas.

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se posicionou informando que está buscando formalizar uma reclamação na União Europeia contra o Carrefour e demais empresas francesas contra críticas envolvendo a qualidade da carne.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp