BNews Agro

China reabre mercado para compra da carne brasileira

Divulgação / Ministério da Agricultura
Suspensão ocorreu depois de um caso de vaca louca ter sido identificado no Pará  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Ministério da Agricultura

Publicado em 23/03/2023, às 08h32   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O governo da China reabriu seu mercado para importação de carne bovina produzida no Brasil, informou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, à TV Globo, nesta quarta-feira (22).

O anúncio acontece três dias antes de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcar para a China. Lá, o petista deve se encontrar com Xi Jinping para discutir, entre outros temas, avanços na pauta comercial entre os países.

A decisão não foi divulgada oficialmente pela Embaixada da China no Brasil. Até o momento, os dois governos ainda não tinham informado a data precisa para a retomada das vendas.

China, Tailândia, Irã e Jordânia suspenderam as importações de carne bovina de todo o Brasil, no início de março, depois de um caso de vaca louca ter sido identificado no Pará no fim de fevereiro.

Governo brasileiro na China
Fávaro embarcou para a China na segunda (20), quase uma semana antes da comitiva presidencial, e se reuniu com o ministro responsável pelo controle aduaneiro do país asiático, Yu Jianhua. Lula vai à China com 240 empresários, ministros e parlamentares, incluindo 90 representantes do agronegócio. Os empresários custearão a própria viagem.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp