BNews Agro

Colheita da safra de verão do milho alcança 85% no estado da Bahia

Elza Fiúza/Agência Brasil
A zona Oeste do estado é a região que concentra a maior parte das áreas produtivas referente ao milho  |   Bnews - Divulgação Elza Fiúza/Agência Brasil

Publicado em 24/06/2023, às 11h57   Cadastrado por Pedro Moraes


FacebookTwitterWhatsApp

Cerca de 85% do milho entrou na colheita da safra de verão apenas no recorte da zona oeste da Bahia. Essa região é a que concentra a maior parte das áreas produtivas do estado. Os dados são do levantamento realizado pelo Conselho Técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

Somente na região foram plantados 180 mil hectares, com produtividade em torno de 185 sacas por hectare, além de volume total de 1,7 milhão de toneladas do grão na safra 2022/2023.

“Apesar de algumas dificuldades como a cigarrinha, ou o ataque de lagartas, a exemplo da Spodoptera frugiperda, que tem incomodado bastante os agricultores, o panorama parcial da atual safra é satisfatório”, garante o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior. 

De acordo com ele, as lavouras apresentaram potencial incremento de pouco mais de 30% de produtividade. Referente a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de milho 2022/2023 na Bahia pode ultrapassar o posto de 4 milhões de toneladas. 

As principais contribuições são oriundas da primeira (2,7 milhões de toneladas) e da terceira (1,1 milhão de toneladas) safra do cereal. No geral, a produção de milho, no estado, apresenta projeção de crescimento de 20,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp