BNews Agro

Comissão do Senado pode votar renegociação de dívidas de produtores com o Ibama

Divulgação
As dívidas em questão devem estar vencidas ou vincendas até 31 de dezembro de 2022  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 23/05/2022, às 11h43   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal vai se reunir nesta terça-feira (24), para tratar do processo de oito Projetos de Lei (PL). Um deles é o PL 3.475/2021, que prevê formas de liquidação ou parcelamento de dívidas de pequenos produtores rurais junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O autor do projeto é o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR). As dívidas em questão devem estar vencidas ou vincendas até 31 de dezembro de 2022. Além disso, a proposta prevê que, para as propriedades de até quatro módulos fiscais, o pagamento dos débitos junto ao Ibama poderá ser feito em até 60 meses.

O relator da matéria na CAE é o senador Zequinha Marinho (PL-PA),  é favorável à aprovação do texto.

“A pandemia acirrou a difícil situação dos produtores rurais com pendências financeiras com o Ibama, que receberam multas irreais e enfrentam encargos impagáveis, que tornam os produtores de boa-fé reféns de uma situação insustentável, sem a possiblidade de quitação de suas pendências financeiras e, de outra parte, sem condições de acesso ao crédito rural, instrumento fundamental para a produção agropecuária”, afirma ele no relatório.

Se o projeto for aprovado pela comissão, poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para análise no Plenário do Senado.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp