BNews Agro

Conheça a broca-da-cana, a praga que afeta os canaviais em todo o Brasil

Reprodução/Youtube
Além de afetar a produtividade do canavial, a praga também afeta na qualidade da produção de açúcar e etanol  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube

Publicado em 19/12/2021, às 22h17   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A broca-da-cana é uma mariposa da espécie Diatraea saccharalis. Ela está presente nos canaviais em todo o Brasil e é responsável por grandes prejuízos na cultura da cana-de-açúcar. Além de afetar a produtividade do canavial, a praga também afeta na qualidade da produção de açúcar e etanol.

Segundo especialistas, os primeiros sintomas ocorrem no terceiro mês após o plantio ou logo depois do corte da cana, durante a formação dos internódios (gomos). Os sintomas podem ser percebidos quando a cana está na fase de broto ou na fase de perfil.

Entre as principais alterações está o secamento das folhas, já que o inseto causa a morte das células na gema apical, que são responsáveis pela multiplicação e crescimento da cana. Quando as células morrem, o processo de crescimento é interrompido.

Os especialistas explicam ainda que a praga infecta a planta quando ainda está no e stágio larval. A fêmea adulta coloca os ovos nas folhas, onde ficam encubados de quatro a nove dias. No momento que eles eclodem, as lagartas penetram no colmo e constroem galerias - essa é a fase de maior duração, que vai de 40 a 60 dias. O ciclo total da praga dura até 90 dias.

O desenvolvimento da broca-da-cana é favorecido por altas temperaturas e grande quantidade de chuva, principalmente na primavera e no verão e o controle biológico deve ser feito de forma preventiva com inseticida.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp