BNews Agro

Consumo de produtos orgânicos certificados se expande na Bahia; saiba mais

Divulgação / Pixabay
Cidade baiana se estaca na comercialização de produtos orgânicos certificados  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 14/07/2023, às 17h06   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

O consumo de produtos agrícolas certificados tem se expandido na Bahia através das feiras agroecológicas, com participação maciça da agricultura familiar. A cidade baiana de Irecê é um grande exemplo dessa nova realidade. Mensalmente, o agronegócio rende, para cada família, até R$ 8.000.

Agricultores familiares da região estão cada vez mais organizados, a fim de garantir uma cartela de clientes fiéis e em constante crescimento. Para isso, estão comercializando alimentos orgânicos certificados com o apoio do Núcleo Raízes do Sertão, que é vinculado à Rede de Agroecologia Povos da Mata e realiza a creditação participativa junto aos pequenos produtores. São mais de 70 grupos de agricultores e 850 famílias participantes em 19 territórios baianos.

O município e as localidades adjascentes já possuem em seu calendário oficial de agronegócios seis feiras agroecológicas semanais, a exemplo da Feira Agroecológica de Irecê. Outras cidades que também já contam essas feiras especializadas são: Barro Alto, Central, Ibipeba, São Gabriel, onde são vendidas hortaliças, leguminosas, frutas in natura e mais de 65 produtos beneficiados em agroindústria certificada.

“Hoje, eu produzo beterraba, cenoura, inhame, nabo, couve, repolho, tomate, banana, abacate, pimentão, folhagem, mamão, manga, limão laranja e tangerina. Tudo certificado. A produção orgânica e a comercialização na feira mudaram muito as nossas condições financeiras e a nossa alimentação”, comemora a agricultora familiar Cristina Sena, uma das 30 comerciantes cadastradas na Feira Agroecológica de Irecê, desde 2014.

A certificação, baseada diretamente na Lei dos Orgânicos, acontece quando os próprios grupos de agricultores realizam as visitas de pares, fiscalizando se as técnicas agroecológicas estão sendo seguidas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp