BNews Agro

Agronegócio X pequeno agricultor: uma guerra desigual na Bahia; saiba mais

Divulgação / Pixabay
Setor do agronegócio é acusado por agricultores familiares de destruir lavouras, invadir terras e prejudicar o meio ambiente  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 13/07/2023, às 14h57 - Atualizado às 15h42   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Entre janeiro e maio de 2023, houve aumento de 35% de perda de vegetação no Cerrado brasileiro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados do Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática só corroboram os danos que a atual condução do agronegócio nacional vem causando à fauna e flora, de acordo com reportagem do portal UOL, respaldada por pequenos agricultores que acusam os grandes produtores agropecuários, proprietários de fazendas baianas, de competição desleal.

Ainda segundo reportagem do UOL, a Justiça estadual bloqueou 19 propriedades suspeitas de avançar sobre uma comunidade tradicional, localizada a poucos quilômetros de Luis Eduardo Magalhães.

Até o momento, são 340 mil hectares investigados por grilagem — área quase seis vezes superior à dimensão da cidade de Salvador. A ação ocorreu poucos dias antes da Bahia Farm Show, a maior feira agrícola, de tecnoogia e negócios do Brasil.

Na matéria, moradores do distrito de Roda Velha, município baiano de São Desidério, reclamam que as invasões de terra os impossibilitam de plantar e, consequentemente, de comer o que, há gerações, produziam em suas lavouras familiares. 

Eles acusam, como apontado na reportagem supracitada, a indútria do agronegócio de "cercá-los, privando-os de circular livremente pela região, e de, segundo eles, 'invenenar' as plantações com agrotóxicos que têm, inclusive, prejudicado a saúde dos moradores locais, pois são administrados via transporte aéreo, pulverizando de forma aleatória toda a região".

Ainda de acordo com os moradores, o clima mudou completamente, afetando o calendário de plantio e colheita dos alimentos, uma vez que não se sabe quando a seca findará o quando haverá chuva, ao contrário de antigamente.

Vale destacar que, diante da eterna polêmica envolvendo o setor do agronegócio, o presidente Lula alertou, durante o evento da Bahia Farm Show:"O Brasil precisa dos dois - do agro e da pequena agricultura -porque eles ajudam o Brasil. Então, pelo amor de Deus, é preciso parar de construir rivalidade onde ela não existe." 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp