BNews Agro

Dia da Banana: segundo maior produtor do Brasil, Bahia investe em irrigação e tecnologia

Divulgação/Seagri
Cidades como Bom Jesus da Lapa e Barreiras se destacam na produção de bananas  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Seagri

Publicado em 22/09/2023, às 17h51   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

A banana é uma das frutas mais consumidas e acessíveis no Brasil. Além disso, desempenha um papel fundamental na agricultura nacional e na economia. Neste dia 22 de setembro, o país celebra o "Dia da Banana", data que destaca a importância do alimento na vida dos brasileiros.

A Bahia é considerada o segundo maior produtor de banana do Brasil. Segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), na última safra colheu 878 mil toneladas. 

Um dos grandes destaques na cultura dessa fruta é a cidade de Bom Jesus da Lapa, localizada na região oeste baiano. O município ganhou notoriedade como um dos principais polos produtores do país, graças ao seu perímetro irrigado Projeto Formoso. A fruticultura é abraçada com entusiasmo, e as lavouras desempenham um papel vital na economia local e regional, gerando empregos e sustento para inúmeras famílias.

Já em Barreiras, o manejo do fruto anda de mãos dadas com a tecnologia, através da utilização de um criterioso acompanhamento feito por aplicativo, somado às vantagens do uso de um sistema que integra Inteligência Artificial, resultando em plantas de excelente aspecto vegetativo e alta produtividade.

Uma das tecnlogias utilizadas nos plantios da empresa BioBrasil, ligada ao Grupo Schmidt, é uma plataforma que ajuda os colaboradores na realização de diversas tarefas, como o acompanhamento de cada planta através da leitura de QR Code.

Cada unidade tem seu QR Code, o que garante uma identidade à planta, que é acompanhada diariamente, registrando-se todas as atividades e ocorrências ao longo do processo de cultivo, até o momento da colheita.

“Tudo aqui é monitorado em tempo real. Possuímos um sistema tecnológico eficaz, que acusa a qualidade, desenvolvimento e a saúde da planta, desde o plantio até o momento exato da colheita, além de contribuir no controle de pragas. Tudo isso é possível ser visto no nosso sistema on-line e em tempo real”, explicou o produtor Moisés Schmidh, um dos proprietários do Grupo Schmidt e também vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba).

A cadeia produtiva da banana desempenha papel vital na economia do estado da Bahia, abrangendo desde o setor agrícola até a cadeia de distribuição. A cultura representa uma fonte de renda crucial, especialmente para pequenos agricultores em comunidades rurais.

Apesar dos desafios enfrentados pelo setor, como questões climáticas e oscilações de mercado, este commoditie apresenta um futuro promissor. A banana continua sendo um pilar da agricultura brasileira. Além disso, as pesquisas em tecnologia de cultivo e manejo sustentável estão em constante evolução, auxiliando os produtores a enfrentar desafios e melhorar a qualidade e produtividade das plantações.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp