BNews Agro

Diretor-presidente do CAR fala sobre desafios da agricultura familiar no estado: 'Precisamos entrar nas prateleiras baianas'

BNews
Jeandro Ribeiro participou do evento Agroindústria Familiar na Bahia, no auditório do Senai Cimatec, em Salvador  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 18/09/2023, às 20h21   Beatriz Araújo e Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, participou, na noite segunda-feira (18), do evento Agroindústria Familiar na Bahia, no auditório do Senai Cimatec, em Salvador. No evento, foram anunciadas estratégias inovadoras de apoio técnico especializado para alavancar a agroindustrialização da agricultura familiar baiana.

Ao BNews, Ribeiro apresentou um panorama sobre o encontro, que contou com participação do ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e do vice-governador Geraldo Júnior.

"Nós reunimos aqui 402 agroindustriais que estão vinculadas à Agricultura Familiar do estado da Bahia. É uma ação que mexe economicamente, socialmente e ambientalmente com todo estado da Bahia. São 317 municípios envolvidos nessa ação, envolvendo investimento que custará ao longo dos 3 anos mais de 77 milhões de reais, envolvendo mais de 44 mil agricultores familiares, a gente está numa incursão com os agricultores em torno da agroindústria e as ações de assistência técnica, extensão rural, regularização fundiária eclodem e a gente traz esse contexto aqui para Agroindústria", disse.

O diretor ainda citou alguns dos principais desafios da agricultura familiar na Bahia.

"Sem dúvidas, é um processo de comercialização, entregando equipamentos agroindustriais, entregando um processo de requalificação da gestão dessas agroindústrias, ampliando a capacidade de entrega na sociedade baiana. A gente tá falando de produtos agroecológicos sem agrotóxico, que precisam ganhar o mercado. O governador ta facilitando a vida da gente com alimentação escolar e a presidente Lula com o PAA, mas precisamos entrar nas prateleiras baianas, com esse produto tão nobre que é da agricultura familiar", finalizou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp