BNews Agro
por Cibele Gentil
Publicado em 21/05/2026, às 11h29
Duas importantes culturas agrícolas da Bahia passarão a integrar a Produção Agrícola Municipal (PAM) 2026. A graviola, que tem forte presença principalmente na região do Baixo Sul do estado, e o morango, que vem ganhando destaque na Chapada Diamantina e no Sudoeste baiano, estarão presentes no levantamento, previsto para ser divulgado em agosto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A inclusão foi anunciada durante uma reunião realizada nesta quarta-feira (20). Participaram do encontro representantes do IBGE, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e de outras instituições ligadas ao setor agropecuário no estado.
A presença das duas culturas no relatório atende à uma solicitação de produtores baianos. “O morango e a graviola são culturas que vêm crescendo bastante no estado, e os próprios produtores já reivindicavam essa inclusão no levantamento do IBGE”, destacou a assessora técnica da Seagri, Kátia Correia Lima.
De acordo com a assessora, a Seagri formalizou a solicitação junto ao IBGE. “Com esses dados, será possível acompanhar melhor o desenvolvimento dessas cadeias produtivas, subsidiando políticas públicas voltadas ao fortalecimento da produção, à geração de emprego e renda e ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios e do estado”, explicou.
Inclusão de novas culturas e metodologia
A possibilidade de que novas culturas, como por exemplo a cenoura, possam ser incluídas futuramente na PAM também foi abordada durante a reunião. Outro assunto foi o aperfeiçoamento das fontes e da metodologia de coleta de dados da produção agrícola.
“Essa reunião teve como objetivo avaliar os dados disponíveis, discutir melhorias metodológicas e identificar novas demandas que possam ser incorporadas ao estudo”, explicou Luís Alberto Pacheco, da Supervisão de Agropecuária do IBGE na Bahia.
De acordo com o supervisor, ressaltou a importância dos dados compartilhados para a concretização do PAM. “O IBGE realiza o levantamento e os ajustes metodológicos a partir das informações compartilhadas pelas instituições parceiras, como a Seagri. No caso da graviola, por exemplo, os dados da produção baiana são obtidos por meio de levantamentos da Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia)", explicou.
O coordenador de Contas Regionais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), João Paulo Caetano, destacou a importância da inclusão dessas culturas para a mensuração da economia estadual. “A graviola e o morango são culturas relevantes para a produção baiana, mas ainda não havia dados consolidados sobre sua contribuição econômica. Com a inclusão na PAM, será possível mensurar o valor da produção e da comercialização dessas culturas, fortalecendo os indicadores do PIB baiano”, pontuou.
Classificação Indicativa: Livre
cinema em casa
som poderoso
Imperdível
Smartwatch barato
Limpeza inteligente