BNews Agro

Entenda como funciona a tecnologia robótica de colheita usada em benefício de fruticultores

Divulgação / KUKA Roboter
Inovação tecnológica apoia fruticultores na colheita de maçãs com automação avançada para setor agrícola  |   Bnews - Divulgação Divulgação / KUKA Roboter

Publicado em 12/12/2023, às 09h56 - Atualizado às 10h39   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

A KUKA, líder global na fabricação de robôs industriais, e a empresa Digital Workbench, da Alta Baviera, uniram forças na Agritechnica 2023, a principal feira agrícola mundial. O objetivo da cooperação é um produto inovador: um robô móvel de colheita projetado para apoiar fruticultores durante a colheita de maçãs. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Esta colaboração representa um marco significativo na automação da fruticultura, combinando a experiência e sofisticação em robótica com as inovações. O projeto, apresentado, nesta segunda-feira (11), pela primeira vez ao público durante a Agritechnica, destaca a busca pela excelência na automação agrícola

Josef Schmidt, fundador e diretor administrativo da Digital Workbench Gmbh, expressou entusiasmo em explorar as possibilidades futuras: “No futuro, queremos testar e desenvolver ainda mais a interação dos nossos equipamentos e explorar sinergias, especialmente no que diz respeito ao cultivo de maçãs. Estamos muito ansiosos por isso”. 

Durante a feira, os visitantes tiveram a oportunidade de testemunhar o robô móvel de colheita em ação, incorporando dois pequenos robôs da série KR AGILUS montados na inovadora plataforma multiportadora Tipard 1800 da Digital Workbench. Essa solução de automação promissora já está sendo testada desde 2020, utilizando uma versão customizada do robô para a colheita de maçãs. 

A tecnologia avançada inclui uma ventosa a vácuo, combinada com inteligência artificial e tecnologia de visão, permitindo uma colheita precisa e eficiente. Em comparação com métodos tradicionais, a ventosa distribui a pressão uniformemente, evitando danos à fruta. As câmeras integradas reconhecem parâmetros essenciais, como maturação, condição e tamanho, além da posição da maçã. 

A implementação desses robôs de colheita visa suprir a crescente demanda por automação na fruticultura. Alois Buchstab, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da KUKA, enfatiza: “Presumimos que os robôs de colheita serão cada vez mais usados no futuro”. 

O objetivo final desta colaboração, segundo os elaboradores do projeto, é desenvolver um sistema robótico que torne as tarefas agrícolas mais eficientes. Este sistema automático de colheita de maçãs promete ser uma contribuição valiosa para uma indústria que historicamente dependeu fortemente de mão de obra sazonal.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp