BNews Agro

Especialistas apontam que o Brasil deve ser o centro da ciência quântica aplicada ao agro

Reprodução/ Freepik
Assunto foi tema do 1º Workshop de Tecnologias Quânticas no Agro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Freepik

Publicado em 02/04/2023, às 15h27   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

O 1º Workshop de Tecnologias Quânticas no Agro realizado por Paulo Nussenzveig, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da USP, ressaltou que o Brasil deve assumir um papel estratégico no setor do agronegócio. O evento foi realizado pelo Laboratório Nacional de Agro-Fotônica (Lanaf), da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP). As informações são do Canal Rural.


“Precisamos ser o centro do mundo da ciência quântica aplicada ao agro, ter uma visão estratégica. Há uma nova revolução quântica em curso, que depende de um conhecimento profundo. Temos uma comunidade acadêmica forte que domina esse conhecimento. É urgente um projeto de inovação a longo prazo no país”, destacou Nussenzveig. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os especialistas discutiram as perspectivas, os problemas e as iniciativas bem-sucedidas de empreendedorismo para o Brasil.


Novas oportunidades


“A criptografia quântica, por exemplo, pode ser utilizada para a rastreabilidade dos produtos do agro”, disse a pesquisadora Débora Milori, chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Instrumentação e organizadora do workshop. “Podemos desenvolver sensores aplicados à fitossanidade animal”, acrescentou o pesquisador Luiz Alberto Colnago, da Embrapa Instrumentação, palestrante no evento.


“As tecnologias quânticas podem ser aplicadas para a produção de plantas mais nutritivas”, disse Renato Luzzardi, líder de inovação e parcerias em Pesquisa & Desenvolvimento da Bayer para a América Latina, durante sua apresentação.


Já o professor Ben-Hur Viana Borges, da Escola de Engenharia de São Carlos – USP sugeriu a criação de um centro de pesquisas da engenharia em sensores (inclusive quânticos) voltados para a agricultura, com a participação da Embrapa Instrumentação, após relatar oportunidades de pesquisa em imageamento quântico e computação quântica para tratamento maciço de dados.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp