BNews Agro

Exportações brasileiras de café caíram quase 10% em 2021

Marcello Casal Jr. / Agência Brasil
As exportações brasileiras de café chegaram a 40,372 milhões de sacas de 60 quilos de café em 2021, volume 9,7% menor que o do ano anterior  |   Bnews - Divulgação Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Publicado em 18/01/2022, às 11h28   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil exportou 40,372 milhões de sacas de 60 quilos de café em 2021, volume 9,7% menor que o do ano anterior, informou nesta segunda-feira (17) o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). A receita com os embarques, em contrapartida, aumentou 10,3%, para US$ 6,242 bilhões.

Mesmo com a queda, o volume das vendas ao exterior foi o terceiro maior já registrado, de acordo com a entidade. Já a receita foi a mais alta dos últimos sete anos, reflexo dos preços elevados do grão no mercado internacional e do câmbio favorável às exportações, afirmou o Cecafé.

Leia mais: 

Bahia tem nove municípios na lista dos mais ricos no agronegócio no Brasil; veja

O ano foi marcado por uma colheita naturalmente menor em virtude da bienalidade negativa e também pelos efeitos de problemas climáticos sobre os cafezais, que deixaram os preços bastante voláteis.

"As cotações evoluíram para perto de seus níveis históricos, com o preço médio das exportações, de US$ 154,63, sendo um dos maiores da série. Esses fatores, aliados a um dólar forte em comparação com o real, favoreceram o aumento do ingresso de divisas no Brasil”, disse, em nota, Nicolas Rueda, presidente do Cecafé.

Em 2021, o Brasil exportou café para 122 países. Os Estados Unidos foram o principal destino das vendas, com a importação de 7,781 milhões de sacas, ou 19,3% do total. O café arábica respondeu por 80,9% dos embarques brasileiros. As vendas da variedade somaram 32,655 milhões de sacas.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp