BNews Agro

Ferramenta que monitora quatro milhões de animais no mundo chega ao Brasil; entenda

Divulgação
Ferramenta tecnológica de monitoramento identifica sinais vitais e informações sobre o rebanho  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 17/11/2023, às 12h25 - Atualizado às 12h35   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Monitorar o rebanho 24 horas por dia e em tempo real, detectando doenças, identificando sinais vitais e o melhor momento para inseminar já é possível, graças à tecnologia.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A recém-lançada ferramenta, denominada Alta COW WATCH, pertence à empresa Alta, especializada e líder em melhoramento genético. O intuito do mecanismo é proporcionar mais lucros e produtividade ao produtor rural, utilizando para isso monitoramento remoto.

Já utilizado em quatro milhões de animais fora do Brasil, esse rastreamento é feito por meio de um colar (que conta com um sensor acoplado), colocado no pescoço da vaca, que detecta todos os seus movimentos e atividades. O dispositivo emite alertas para o produtor rural quando há alterações de comportamento.

“Esses avisos podem ser de saúde, quando, por exemplo, a vaca não está comendo normalmente ou quando está com grande inatividade. E há os avisos relacionados ao cio, ou seja, quando o animal está no melhor momento para inseminação”, explica o Gerente Técnico de Leite da Alta, Tiago Ferreira.

Ferreira também comenta sobre a importância dessa tecnologia para o aumento de lucros do produtor e para o bem-estar do animal.

“Fazer a gestão de rebanhos utilizando papel, caneta e planilhas eletrônicas significa perda de produtividade, de competitividade e de ganhos. O instrumento é muito simples de usar e representa os olhos do dono 24 horas por dia, monitorando as vacas todo o tempo, auxiliando na tomada de decisões e revolucionando o gerenciamento do rebanho”, afirma.

Ainda segundo Ferreira, o produto é capaz de eliminar altos custos com doenças que periodicamente podem afligir os animais, trazendo alertas preventivos.

Todos os dados capturados pelo sensor de movimento podem ser encaminhados para smartphones (celulares), computadores ou tablets, de acordo com a opção do produtor rural.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp