BNews Agro

Pesquisa de inadimplência no agro registra alta no segmento nacional; confira

Divulgação / Freepik
Pesquisa de inadimplência no agro foi feita pelo Serasa Experian  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik
Vagner Ferreira

por Vagner Ferreira

Publicado em 26/05/2025, às 09h18 - Atualizado às 09h34



O número de inadimplentes atingiu uma média de 7,6% da população rural no quarto semestre de 2024, segundo levantamento nacional feito pela Serasa Experian, com base em dívidas vencidas há mais de 180 dias, que somam até R$ 1000. 

De acordo com informações do portal Globo Rural, o índice permaneceu estável em relação ao trimestre anterior, mas teve alta de 0,8 ponto percentual quando comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

“O cenário estabilidade da inadimplência no agro brasileiro no último trimestre de 2024 reflete, principalmente, o aperto da política de crédito dos credores e a resiliência de grande parte do setor – que mesmo com desafios de custos e de perdas, segue honrando seus compromissos”, disse o head de agronegócio da Serasa Experian, Marcelo Pimenta, na reportagem. “Por isso, entendemos que cultivar o equilíbrio entre a demanda e a concessão é essencial para manter um consumo de crédito saudável em toda a cadeia”, continuou Pimenta. 

Dados mostram que, no último trimestre de 2024, os pequenos proprietários tiveram uma inadimplência de 6,9%; os médios proprietários ficaram com 7,2%; os grupos sem registros, como arrendatários ou grupos econômicos, marcaram 9%; e os de grande porte registraram 10,2%. O maior percentual ficou com a região Norte, com 11,3%, enquanto a região Sul teve 5,1% de inadimplência.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)