BNews Agro

Levantamento aponta que preço de fertilizantes no Brasil caiu em agosto

Pixabay
O resultado refletiu na redução registrada nos preços dos adubos e do aumento dos preços das commodities agrícolas  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 09/09/2022, às 16h50   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Um levantamento feito pelo Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) mostrou que no mês de agosto o preço do fertilizante fechou em 1,50, apresentando um recuo de 19% em relação ao mês anterior. O resultado refletiu na redução registrada nos preços dos adubos e do aumento dos preços das commodities agrícolas com as incertezas no clima da safra nos Estados Unidos, favorecendo ainda mais a relação de troca para o produtor rural.

Segundo reportagem do Canal Rural, em agosto os fertilizantes fosfatados e potássicos recuaram em relação a julho. Os principais fatores seguem sendo um reequilíbrio entre oferta e demanda.

Por outro lado, os preços dos nitrogenados registraram alta, impactados pelas incertezas de abastecimento de gás natural na Europa. O preço das commodities subiu quase 2% em relação a julho, liderado pelas recentes revisões negativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) sobre a safra de milho do país.

No período também houve aumento de 2.5% nos preços da soja, em reflexo às revisões para baixo na qualidade das lavouras norte-americanas e incertezas climáticas nos Estados Unidos.

Ainda de acordo com a reportagem, outro fator considerado na composição do IPCF é o câmbio, que variou em quase 4% para baixo no dólar, motivado pelas incertezas sobre a demanda chinesa dos próximos meses.

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas.

Uma relação menor que 1,0 indica que os fertilizantes estão mais acessíveis do que no mesmo período em 2017, e uma relação maior que 1,00 significa que os adubos estão menos acessíveis em comparação com o mesmo período.

O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp