BNews Agro

Loja da economia solidária em Porto Seguro expõe diversidade de produtos da região sul da Bahia

Divulgação
Itens são feitos por empreendedores da economia solidária da Costa do Descobrimento e Extremo Sul do estado  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 28/01/2022, às 21h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com produção diversificada, os territórios da Costa do Descobrimento e Extremo Sul da Bahia são conhecidos principalmente pela vocação do artesanato. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que a região possui um potencial e agrega o beneficiamento de outros produtos como alimentos e bebidas que variam desde biscoitos, doces e geleias a “tequila nordestina”, uma bebida feita com cachaça regional e especiarias.

Para ampliar a comercialização e contribuir com geração de renda para os grupos que atuam no setor, os empreendimentos contam com uma loja do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Costa do Descobrimento e Extremo Sul. O espaço funciona de segunda-feira a sábado, das 9 às 22h, na av. Portugal, 224, Centro (Passarela do Álcool), em Porto Seguro.

Veja também:

Para o coordenador, Karkaju Pataxó, o local representa inclusão e geração de renda para famílias. “Por definição, a economia solidária, tende a diminuir a desigualdade social e é uma forma de economia colaborativa. Ter um espaço de comercialização na passarela do álcool, região mais popular da cidade, é muito importante porque nos mostra para a sociedade, para o público consumidor, para os turistas e contribui com o escoamento da produção. É um espaço de inclusão que promove geração de renda e, sobretudo, dignidade às famílias empreendedoras”, conclui.

O Cesol Costa do Descobrimento e Extremo Sul é gerido pela Associação Beneficente Josué de Castro (ABJC) e foi inaugurado em setembro de 2021 em Porto Seguro. O equipamento atende a grupos socioprodutivos dos dois territórios de identidade. O telefone do Cesol é (73) 98870 1328.

Veja mais:

Os Cesols integram a política pública da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e promovem a sustentabilidade de empreendimentos econômicos solidários por meio da oferta de assistência técnica socioprodutiva, valorização do conhecimento e das potencialidades locais. Com suporte do Cesol, grupos, associações e cooperativas podem alcançar autonomia e capacidade de autogestão com vistas a seu desenvolvimento e à consequente geração de renda às pessoas que fazem parte.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp