BNews Agro

Lote de atum de marca famosa é proibida de ser vendida; entenda

Ilustrativa// Imagem de Taken por Pixabay
A proibição de venda do lote de atum foi dada pela Anvisa  |   Bnews - Divulgação Ilustrativa// Imagem de Taken por Pixabay

Publicado em 19/08/2023, às 08h55   Cadastrado por Mariana De Siervi


FacebookTwitterWhatsApp

Um lote de atum da marca Cellier foi proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além da venda, foi vetada a distribuição e utilização desse lote específico que foi fabricado em 08/05/23, e tem validade até 08/05/2025. 

A decisão da proibição foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18) e o recolhimento do produto foi determinado. 

A retirada do lote de atum se deu a partir de um surto de intoxicação alimentar por histamina em Centros de Educação Infantil (CEI) de Campinas, após o consumo desse produto, segundo relato do Centro Vigilância Sanitária de São Paulo  para a Anvisa, em julho deste ano. 

re
Reprodução/Cellier

Histamina seria uma substância que pode se formar após a morte de pescados, quando suas condições de manuseio e armazenamento são inadequadas, segundo a Anvisa.

A substância não é eliminada a partir de um o tratamento térmico cozimento, esterilização comercial, defumação), durante a produção final, que seria o atum enlatado. 

Os peixes com altos níveis de tóxicos de histamina, podem não apresentar sinais como mal cheiro, alteração na consistência ou coloração.

As consequências do consumo de algum produto com histamina são dormência, formigamento e sensação de queimação da boca. Além de erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, com possível evolução para náusea, vômito e diarreia.

A Anvisa confirmou a contaminação do produto, que apresentou valores acima dos limites tolerados pela legislação sanitária a partir de um ensaio  laboratorial realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) - após os casos de intoxicação alimentar na rede pública de ensino. 

A Cellier não se pronunciou até o momento sobre o caso.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp