BNews Agro

Rural à Mesa: Parceria entre agricultores e restaurantes firma valorização do produtor e segurança ao cliente

Marilda Negreiros/Senar Bahia
Rural à Mesa firmou união entre produtores e clientes para garantia de alimentos livres de agrotóxicos  |   Bnews - Divulgação Marilda Negreiros/Senar Bahia
Sanny Santana

por Sanny Santana

[email protected]

Publicado em 15/08/2023, às 15h26


FacebookTwitterWhatsApp

O Senac Bahia promoveu, nesta terça-feira (15), um almoço, na Casa do Comércio, para apresentar o programa Rural à Mesa, em parceria entre o Senac, Senar e Sebrae, para criar uma aproximação entre os pequenos produtores da Bahia e o consumidor final.

A assessora de Inovação e Intercâmbio do Senac Bahia (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Monique Badaró, que também organizou o evento, explicou ao BNews que o programa consiste na compra direta de hortifruti de produtores rurais por meio dos restaurantes. 

"O Senac e seus restaurantes estão comprando diretamente de produtores do entorno, que recebem assistência técnica do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e assistência gerencial do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com isso a ghnte ta encurtando a cadeia produtiva, estamos recebendo produtos frescos, de qualidade, mais saudáveis para oferecer para os clientes. Estamos oportunizando os nossos alunos a ter uma nova conexão com alimento e, ao mesmo tempo, estamos fortalecendo a economia local, os produtores terão mais renda porque vão ter clientes diretos, então todos se beneficiam", disse Badaró.

Foto: Marilda Negreiros/Senar Bahia
Foto: Marilda Negreiros/Senar Bahia

O programa do Rural à Mesa é uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

O objetivo é não só promover a alimentação local e a união entre os produtores rurais e os clientes, mas também oferecer melhoria da qualidade e segurança dos alimentos, além da organização social e aumento de renda dos produtores rurais.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Dessa forma, os clientes recebem alimentos frescos, saborosos e saudáveis, completamente livres de defensivos agrícolas do campo diretamente para o seu prato, sem a intermediação de outros fornecedores, encurtando o caminho entre a produção e o consumo de alimentos.

Para Roque Bispo, agricultor, a parceria vem com grande benefício: a segurança do produtor rural. "Dá muita tranquilidade ao agricultor quando ele trabalha com a certeza do cliente certo, e a importância de a gente estar trabalhando e vendendo um produto limpo, livre de agrotóxicos, nós temos uma série de agricultores certificados, com selo orgânico", afirmou ao BNews.

Para o presidente da Fecomercio, Kelsor Fernandes, o programa é de grande importância, já que pode ajudar o agricultor. "É um projeto que nós já vínhamos desenvolvendo, que é incentivar a cultura familiar com a compra de hortifrutis, justamente nessa região, para que possa ajudar o agricultor para desenvolver seu trabalho e ajudar que ele tenha um local onde possa comercializar seus alimentos", afirmou.

O presidente da Faeb (Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia), Humberto Miranda, declarou ser "uma alegria muito grande" em estar no evento, especialmente com produtores rurais, para comemorar o programa. 

"Está ganhando o pequeno produtor que está lá, recebendo preço mais justo por seu alimento, a sociedade, que está recebendo um alimento mais fresco, direto de uma produção sustentável, orgânica, e está ganhando aqui o Senac, a Fecomércio, que estão capacitando e qualificando", declarou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp