BNews Agro

Maior centro de mudas de cacau do mundo está na Bahia; saiba onde

Divulgação / Freepik
Fazenda na Bahia se tornou maior centro de mudas de cacau do mundo  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Freepik

Publicado em 12/04/2025, às 11h12   Publicado por Vagner Ferreira



Uma fazenda na Bahia se tornou o maior centro de mudas de cacau do mundo. De acordo com informações do portal Globo Rural, a propriedade fica localizada no distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus, a cerca de 312 km de Salvador, com uma área de 60 hectares. 

O local pertenceu a um coronel do cacau no século passado e hoje em dia é sede do Instituto Biofábrica da Bahia (IBB), que faz a distribuição das mudas para representantes da agricultura familiar. A proposta é fazer com que os agricultores possuam fonte de produção e renda para o próprio sustento.

"A biofábrica é muito importante na minha vida, porque sou mãe de três filhos e foi daqui que tirei o sustento e a educação deles, assim como acontece com muitas outras famílias", relatou a supervisora de produção do IBB, Sidney Alves.

"A biofábrica foi pensada em um momento de crise da gestão cacaueira. Em 1989, com a chegada da vassoura-de-bruxa, um grupo de produtores, cooperativas e associados idealizou uma estrutura para a produção de mudas em grande escala, com uma demanda semelhante à de uma fábrica. Por isso, chamamos de biofábrica", explicou o diretor-presidente da instituição, Valdemir dos Santos, que ressaltou também que a biofábrica passou a contar com estudos sobre clonagem ou material genético associado a doença, conforme a reportagem.

A expansão, inclusive, não se limitou apenas ao cacau e, em 2019, já contabilizava dez variedades de mudas frutíferas, 12 clones de cacau, 14 variedades de essências florestais e mais de 100 variedades de mandioca, além de orquídeas.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)